Exercício Resolvido - Prova Petrobrás Tec Inspeção Equipamentos 01/2011 questão 35 - Física

Dois blocos de massas 10 kg e 20 kg estão suspensos por cabos, conforme ilustrado na figura. O cabo A é preso ao teto e faz um ângulo de 60º com a horizontal. O cabo B é perpendicular à direção vertical.
Considerando que os blocos estão em equilíbrio estático, qual o valor do módulo da tensão no cabo A?
Dados:

sen 60º = √3/2
cos 60º = 0,5
g = 10 m/s²

Solução:
Nesta questão deve-se perceber que agindo no ponto que o cabo B esta fixo na parede, e assim, existe nele uma tração.
Exercícios deste tipo tornam-se relativamente simples quando nos damos conta que o sistema está em equilíbrio, ou seja, não há nada se movendo com aceleração. Neste caso, esta tudo estático. Essa observação é importante pois com isso, temos a certeza de que a força resultante em qualquer ponto deve ser nula, pois se não fosse nula, este ponto não estaria parado.

Vou chamar o ponto de união do cabo A ao B de ponto P. Este ponto, como todos os outros, está parado, ou seja, a força resultante nele é nula. Observando a figura percebemos que existem três forças atuando nesse ponto:
1ª - A tração do cabo A
2ª - A tração do cabo B
3ª - A tração do cabo que suspende os blocos


Para facilitar nossa vida, convém decompor a tração do cabo A em duas forças uma na direção vertical e outra na horizontal:
Para que o ponto P esteja em equilíbrio devemos ter:
FB = FAHor e;
FBlocos = FAVert

Ainda, devemos saber que FAVert é a projeção vertical da tração em A e FAHor é a projeção horizontal. Assim, FA*Sen(60°) = FAVert e FA*Cos(60°) = FAHor. Este ângulo de 60° é o que o cabo A faz com a horizontal.

Mas ainda do exercício temos um dado importante:
FAVert = FBlocos (equilíbrio), mas:
FBlocos = (10 + 20)*10 = 300N
Logo, FAVert = 300N, com isso:
FA*Sen(60°) = FAVert = 300N
FA*√3/2 = 300N
FA = (600/√3)N.


4 comentários:

  1. boa tarde Brawn, cara estou estudando exatamente pra essa prova que vc resolveu a questão acima, eu sou um leigo na matéria dessa questão, se vc puder me indicar algum material de estudo, ficarei grato.
    lembre-se sou um leigo.
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa. Material amigo... Não conheço nada específico sobre o assunto. Talvez alguma apostila de um cursinho seria interessante. Mas precisando de ajuda, pode perguntar que lhe ajudo naquilo que puder.

      Abraço

      Excluir
  2. beleza brawn?
    cara acho que seria um bom começo se eu descobrisse que matéria é essa;(como eu já disse eu sou um leigo no assunto), depois se permanecerem muitas dúvidas eu entro em contato novamente.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta matéria se chama "Estática", da física. Ela estuda o comportamento de corpos que estão parados (por isso do nome) e, logo, tem força resultante igual a zero. Pois se a força resultante não for nula, o corpo irá se mover de forma acelerada.

      Att

      Peter

      Excluir