Exercício Resolvido - Roldanas: Prova Petrobrás Tec Inspeção Equipamentos 01/2011 questão 37 - Física

Exercício do concurso da Petrobrás de roldanas

Um bloco de massa 20,0 kg está suspenso por um sistema de roldanas, sendo duas delas móveis acopladas a uma fixa, conforme ilustrado na figura. Os cabos são inextensíveis e têm massas desprezíveis. O Bloco 2 faz com que o sistema permaneça em equilíbrio.
Se os blocos estão em repouso, a massa do Bloco 2, em kg, vale
Exercício resolvido de Roldana

Solução:
Em questões de roldanas, é interessante se ter em mente que um mesmo cabo esta submetido a uma tensão igual a não ser que uma força externa ao sistema esteja agindo (por exemplo na questão 35 desta mesma prova).
Assim, o cabo que sustenta o bloco 2 exerce uma força nele equivalente ao seu peso (chamarei de P). Assim, neste cabo, a tensão nele é de P. Porém este cabo passa por uma roldana fixa e depois por uma segunda roldana.
Se isolarmos esta segunda roldana teremos:

Perceba que temos duas partes do cabo que suspende o bloco 2 'puxando' esta segunda roldana para cima. Logo a força que age nela, para cima, é de 2*P. Como a roldana está em equilíbrio, a força do cabo que puxa a roldana para baixo é de 2*P. Assim, a tração neste segundo cabo será 2*P.

Pelo mesmo raciocínio, na terceira roldana existirão duas forças de intensidade 2*P puxando ela para cima. Logo a tração do cabo que suspende o bloco 1 deve valer 4*P.

Veja outros exercícios desta mesma prova:
Exercício Resolvido - Prova Petrobrás Tec Inspeção Equipamentos 01/2011 questão 35 - Física
Exercício Resolvido - Prova Petrobrás Tec Inspeção Equipamentos 01/2011 questão 36 - Física
Exercício Resolvido - Prova Petrobrás Tec Inspeção Equipamentos 01/2011 questão 41 - Física


Um comentário:

  1. como façp pra saber a medida dos cabos numa altura de 5.30 mts, sendo que estarei puxando e dexarie numa altura de 3.50 de alatura. obrigado. Marcos Azarias. email: azapismister@gmail.com.

    ResponderExcluir