Exercício Resolvido - Velocidade média

Um percurso de 310 km deve ser feito por um ônibus em 5 h. O primeiro trecho de 100 km é percorrido com velocidade média de 50 km/h e o segundo trecho de 90 km, com velocidade média de 60 km/h. Que velocidade média deve ter o ônibus no trecho restante para que a viagem se efetue no tempo previsto?

Solução:
No primeiro trecho, ele percorreu 100 km com velocidade de 50 km/h, o tempo gasto foi de 100/50 = 2 h
No segundo trecho, ele percorreu 90 km com velocidade de 60 km/h, o tempo gasto foi de 90/60 = 1,5 h
Como ele já gastou 3,5 h = 3 h 30 min e ele tem que levar 5 h, ele ainda tem 1 h 30 min.
Dos 310 km ele percorreu 190 km, logo, ele tem ainda 310-190 = 120 km para percorrer.

Então, ele tem que percorrer 120 km em 1,5 h (1 h 30 min = 1,5 h)
Logo, a velocidade dele deve ser:

120/1,5 = 80 km/h


5 comentários:

  1. Judson Fernandes (Phell)26 de fevereiro de 2012 às 09:38

    Oi novamente ^^
    Aproveitando a questão de física, em fluxo de calor se eu tenho uma ponta de uma barra de cobre em água à 0ºC e a outra extremidade em água à 100ºC e a questão me pergunta a temperatura em uma seção da barra situada a 20cm da extremidade fria(a barra tem 100cm no total), eu deveria levar em consideração realmente à 20cm da extremidade fria ou à 80cm da extremidade quente(pois é de la que o calor vem)? Obs.: Na questão ele da os dados necessários para fazer as contas.

    Obg, até ja.

    ResponderExcluir
  2. Judson. Sua pergunta é bem interessante.
    Mas qualquer uma das considerações deve dar a mesma coisa, o que pode mudar é o sinal. O fluxo de calor em uma barra é o mesmo em toda ela, então o calor recebido pelo fluxo no lado frio, é o mesmo perdido pelo lado quente.
    Portanto, as duas suposições devem dar a mesma coisa.
    Este assunto não é muito o meu forte. Sempre quando vou fazer exercícios desse tipo, fico com dúvidas. Se puder lhe ajudar, encontrei uma pergunta bem interessante sobre esse assunto no yahoo: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ah1wdJF694wKZ4XXyLOQHszJ6gt.;_ylv=3?qid=20090502082832AAUgRqa
    Pode ser que lhe ajude.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Judson Fernandes (Phell)28 de fevereiro de 2012 às 23:27

    Valeu cara, muito obrigado. A partir de agora vou passar a postar minha dúvidas no Yahoo e te deixar o link, assim vc ganha uns pontos la ;D
    Grande abraço, vou saindo que tenho um trabalho pra fazer, amanha devo vir com alguma dúvida pra vc... xD

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O que vc ta precisando amigo.
      Me manda um e-mail que a gente conversa melhor.

      brawn.exercicios@gmail.com

      Excluir